estilo de vida

Exercícios mentais para ser mais positiva em apenas cinco minutos!

CkgpFXgWkAA6EM6

É tanta coisa pra gente pensar todos os dias, né?! Contas da casa, dólar lá em cima, reuniões do trabalho, matricula da escola das crianças… Mas, não adianta: reclamar não vai fazer seus problemas se resolverem sozinhos!

Antes de sair de lamentando e correr o risco de se tornar uma pessoa desagradável de se ter do lado, é preciso manter e calma e ter em mente de que é possível, sim se tornar uma pessoa positiva, mesmo durante momentos de crise.

De acordo com Vera Martins, especialista em medicina comportamental e autora do livro “Tenha Calma!” (Editora Campus), quando permitimos que um pensamento negativo assuma o comendo, muitos outros se encadearão provocando um estresse excessivo.

Em seu livro, ela explica sobre a importância de desenvolver uma boa gestão emocional e diz ainda que o melhor é acalmar nosso sistema límbico (responsável no cérebro pelas emoções) para que o córtex pré-frontal (responsável pela razão) possa tomar decisões sempre assertivas.

A especialista ensina ainda técnicas para quem precisa se sentir uma pessoa positiva em poucos minutos. Interessada? Dá uma olhada abaixo.

Exercício de visualização para aliviar irritações:

1. Lembre-se de uma irritação moderada que você tenha tido.
2. Feche os olhos e certifique-se de que você tem um quadro claro da cena. Use todos os sentidos.
3. Sustente a imagem e sinta quaisquer mudanças que apareçam no corpo (tensão, ritmo cardíaco etc.).
4. Agora faça uma respiração profunda e relaxe os músculos. Inspire e expire vagarosamente.
5. Mantenha a irritação na mente, faça um quadro da raiva e sinta-a.
6. Repita o item 4 e relaxe.
7. Repita os itens 4 e 5 até a irritação tornar-se menos importante para você e de modo que administre seus sentimentos mais facilmente com o relaxamento.

Vera explica que, ao dissolver as irritações, você passa a visualizar momentos positivos e tenta dirigi-los ao corpo. Tenha consciência de que sua mente não sabe diferenciar o estado imaginativo do real, por isso, se você imaginar emoções positivas, poderá experimentar sensações reais de bem-estar.

Exercício para desenvolver um estado mental e emocional positivo:

1. Dê cinco razões que provem que você é uma pessoa que deve ser incluída nos relacionamentos com pessoas bem-sucedidas.
2. Faça a maior lista possível de suas competências, das coisas que você conhece e saber fazer.
3. Faça a maior lista possível de razões que mostrem que você é uma pessoa confiável e inspiradora.
4. Leia as listas de suas forças e virtudes até senti-las críveis e incorporá-las em seu comportamento.
5. Faça uma lista das coisas que você precisa melhorar. Encare suas fraquezas e decida o que fazer.
6. Faça um plano de ação para melhorar as fraquezas que você considera importante mudar para conquistar seus sonhos.
7. Aja.

Através dessa técnica, você promove a ativação do pré-frontal esquerdo, fortalecendo seu mapa neural com sinapses regadas por hormônios do otimismo, prazer e recompensa. Resultado? Você se torna uma pessoa mais positiva em poucos minutos. Simples assim!

Gostou? Que tal colocar esses exercícios em prática e se tornar uma pessoa mais positiva hoje mesmo?

Beijos,
Selene Ferreira

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados com *

*
*

canal daMavi Ferreira

Olá, eu sou a Mavi e toda semana vou compartilhar com você os meus vídeos. Acompanhe o meu canal.

Youtube