uks-top-digital-female-talent

Aprenda a falar em público e faça uma apresentação campeã!

uks-top-digital-female-talent

Até mesmo para quem é mais desenvolta, falar em público sempre dá aquele friozinho na barriga. É normal! Afinal, normalmente temos uma mensagem importante pra passar e queremos que ela seja recebida da maneira mais clara possível.

Seja para um grupo de cinco funcionárias, ou uma plateia de quinhentas pessoas, não importa. É fundamental que você cumpra com sucesso sua missão de falar em público e assim se destacar no mercado de trabalho.

Preparada para fazer uma apresentação campeã? Confira já minhas dicas!

1. Comece com uma frase de impacto
Sabe aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”? Na hora de falar em público, tenha sempre isso em mente. Inicie sua apresentação com uma frase clara e objetiva, de preferência resumindo o tema da sua apresentação. Quanto menos você enrolar e impactante foi o começo da sua apresentação, melhor!

2. Nada de pânico durante um “branco”
Esquecer o que você ia falar é humano, acontece com todo mundo. O importante, nessas horas, é não demonstrar nervosismo e recomeçar sua linha de pensamento com frases bem pontuais, como: “vale lembrar que…” ou “o que eu queria dizer é…” Desse jeito, você retoma sua apresentação de onde parou, encaminhando seu raciocínio de maneira linear.

3. Cuidado com o excesso de informação
Muita gente o Powerpoint na hora de fazer uma apresentação. A ferramenta é ótima e ajuda a gente a ilustrar nossas ideias e pensamentos. Só cuidado com o exagero. Escreva nele tópicos pontuais, nada de textos muitos longos. São as suas palavras e expressões corporais que vão envolver o público e não vários slides decorados.

4. Conheça seu público
Um dia antes da sua apresentação, procure pesquisar sobre seu público e o que eles esperam ouvir das suas ideias. São seus funcionários? Lembre-se que eles precisam de motivação para aceitarem mudanças e saírem da zona de conforto. Então, além de ser amistosa e envolvente, deixe espaço aberto para que eles interajam com você, iniciem debates e até tirem dúvidas.

Portrait of young female businesswoman standing in conference room and listening to question. Business presentation concept

5. Não leve tudo tão a sério
Falar em público já é um momento complicado por si só, se você se cobrar para que tudo saia perfeito o tempo todo, então, vai ficar uma pilha de nervos. Cometeu algum deslize? Tente relaxar, mas sem se desculpar, e dê uma risada. A atitude alivia aquela tensão pesada no ambiente e acaba com aquela impressão de que você está desesperada para impressionar.

6. Grave sua apresentação
Pegar o jeito de falar em público é uma questão de prática. Por isso, que tal gravar sua apresentação e mais tarde estudar quais vícios de linguagem (os famosos “tipo” e “né”) e cacoetes é importante cortar na sua palestra ou reunião. Esses hábitos parecem inofensivos, mas essas manias repetitivas incomodam os ouvintes e dispersam a atenção da real intenção daquele momento: sua mensagem!

7. Siga a regra dos cinco minutos
Nunca ouviu falar? Especialistas indicam que você mude algo em sua apresentação a cada cinco minutos, seja o slide, sua posição, o volume da sua voz… Assim, você mantém a atenção do público sempre em você e passa sua mensagem com sucesso.

Dicas anotadas?

Beijos,
Selene Ferreira

Um comentário sobre “Aprenda a falar em público e faça uma apresentação campeã!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *